terça-feira, 9 de junho de 2009

090609 - Roque participa da inauguração do Centro Rural de Inclusão Digital

O público alvo do Centro Rural de Inclusão Digital é a população dos assentamentos rurais. Mais de 180 famílias do Assentamento 10 de Abril serão beneficiadas com o projeto.

Depois de inúmeras reivindicações dos moradores do Assentamento 10 de abril, comunidade de famílias camponesas que vivem na região do Cariri, projetos de inclusão digital e desenvolvimento pessoal chegaram ao interior do Estado. A inauguração do Centro Rural de Inclusão Digital – CRID aconteceu no último dia 17 de abril e marcou a comemoração dos 18 anos de existência do assentamento.
Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana, o deputado estadual Sineval Roque, o prefeito da cidade de Barbalha, José Leite, vereadores, lideranças políticas e as famílias do Assentamento 10 de abril.
O público alvo do Centro Rural de Inclusão Digital é a população dos assentamentos rurais. Mais de 180 famílias do Assentamento 10 de Abril serão beneficiadas com o projeto. “O CRID é um laboratório de informática educativa que funciona como ambiente virtual de aprendizagem. Com esse projeto, as famílias do Assentamento vão ter acesso às novas tecnologias gratuitamente”, explica o deputado Roque.
Informática educativa, educação à distância e telecomunicações são algumas das disciplinas que a comunidade terá acesso através do CRID. O projeto nasceu no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, tendo como parceiros o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/Ce, o Banco do Nordeste do Brasil – BNB e o Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA, através do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural-NEAD.
Segundo o deputado Roque, além do CRID, outros projetos já foram desenvolvidos no Assentamento 10 de Abril. Horticultura orgânica, bonivocultura, apicultura, energia elétrica, através do programa São José, e a fundação da Biblioteca Arca das letras, implantada através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) são alguns dos projetos que governos federal e estadual tem investido na região.
“Está sendo de suma importância todo o esforço do Governo Estadual e Federal, através das mais diversas secretarias e órgãos, de promover a construção do desenvolvimento rural sustentável, atreves de processos educativos e participativos, objetivando o fortalecimento da agricultura familiar e suas organizações, de modo a incentivar o pleno exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida”, afirma o deputado Roque.
Saiba mais
Em 10 de abril de 1991, cerca de 180 famílias camponesas do Cariri ocuparam a região que outrora abrigara o famoso “Caldeirão da Santa Cruz do Deserto”, comunidade liderada pelo Beato José Lourenço no início do século.
O então governador Ciro Gomes através do IDACE (Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará) desenvolveu todo o processo de compra do imóvel para efetivar o assentamento das famílias. O assentamento 10 de Abril é formado por uma área única de imóveis Carnaúba dos Gerais, com 1.267, 02 ha.

Um comentário:

A.Morais disse...

Antonio.
Os ideais do Beato eram outros.